26.1.17

A clínica dietética do café

E vai querer com manteiga que faz mal, doutor? canta de trás do balcão uma fala que atravessou o equador. Dona Aureliana não sabe das excelências do meu colesterol nem eu vou, obviamente, estar a fazer destaque delas, pois não é leitora? mas se da Dona dependesse, os seus clientes seriam os mais saudáveis do mundo. Recuso: Não Dona Aureliana, não é preciso. Mesmo que me apetecesse, que não apetecia, manteiga na minha escolha de lanche, mas mesmo que me apetecesse, dizia, quem teria coragem depois de tal aviso de prevaricar assim de forma tão flagrante? Tenho que vigiar o colesterol, Dona Aureliana, tenho que o ir mantendo em rédea curta, digo eu. Não quero dar parte de forte nem parte de fraco. E asim, com uma verdade piedosa, não me comprometo. Penso eu, mas a leitora terá opinião diferente, quase aposto.