8.1.17

weblog [Gabo e Llosa]

aconteceu na Cidade do México. os escritores mexicanos andaram à procura de bifes para colocar em cima do olho de Gabo, mas a marca de Llosa, estava lá, para ser retratada no dia seguinte: «Como é que podes cumprimentar-me depois do que fizeste a Patrícia em Barcelona?», gritou o peruano, enquanto atingia o colombiano na face, com o punho cerrado.

Patricia era a mulher, Patricia Vargas Llosa, amiga de Mercedes e Gabriel García Márquez. um dia, ao acordar, Patricia encontrou um bilhete de Mario a anunciar que a havia trocado por uma hospedeira sueca. sem saber o que fazer, Patricia aconselhou-se junto de Gabriel. quanto ao que aconteceu até ao murro, podemos apenas especular. sobre o que sucedeu depois, também. Márquez não ripostou, mas cortaram relações. na verdade, nunca saberemos o que aconteceu em Barcelona. Márquez nunca soube porque levou o murro, e mesmo que o soubesse, já não o poderia dizer; Llosa ainda pode, mas decerto continuará calado.

Patricia e Llosa voltaram a ficar juntos, até que Llosa passou a viver com Isabel Preysler e a aparecer semanalmente nas capas das revistas róseas. a literatura é outra coisa, já distante.