20.10.17

O melhor dia da semana

Hoje é o melhor dia da semana, anuncia Dona Yara, com aquela fala lá dela que atravessou o equador, enquanto tira para mim o café mais hercúleo do mundo, que eu bem preciso depois desta semana sem tréguas. Mas, sempre vai acrescentando, não sei porque dona de casa acha que sexta é dia bom. E eu: Mas Dona Yara, amanhã não trabalha aqui, não é? E ela: Ah doutor, não trabalho aqui, mas trabalho em casa. É que mulher e mãe não tem folga, mas é nunca. E remata: Mulher é empregada de serviço vinte e quatro horas sem receber salário. E abre aquele sorriso rasgado lá dela, que eu bem lhe vi nos olhos a alegria de ser sexta, e amanhã poder estar o dia todo com a pequena Soraia. E agora que penso nisso, a pequena Soraia está quase a fazer um ano: foi em novembro que Dona Aureliana se tornou tia, foi ela que me disse. Já viu leitora, como o tempo passa num instante? É por isso que não vamos para novos, essa é que é essa.