5.12.23

Sete anos

Está desta altura, por aqui, diz Dona Yara, e coloca a mão direita ao nível do ombro. Está no segundo ano, viu? Sete anos já, reforça, com aquela fala dela que veio de lá do equador. E há sete anos que por aqui se falou pela primeira vez de Pequena Soraia, e até parece que foi, não ontem, mas há dois, vá, três dias. O senhor me viu com ela na barriga, depois no carrinho e agora, já ela está assim, recorda Dona, com a mão marcando a altura de Pequena, mas inclinada para cima, a subir. Pequena Soraia virá a ser maior que Dona Yara, tenho a certeza. E depois, que lhe iremos chamar: Grande Soraia? Fica como exercício para a leitora pensar em casa, que os dias, fora de portas, vão frios de resfriar o pensamento.

6 comentários:

  1. Depois perde o diminutivo. É a Soraia. E haverá, talvez, quem lhe chame sereia.
    Gosto em lê-lo, Xilre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me tinha lembrado de sereia, mas sim, é uma alcunha com boa onda.

      Obrigado, bea 🌹

      Eliminar
  2. Yara é bem mais bonito, há casos em que o nome da avó devia prevalecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não se dá o caso de que, muitas vezes, ao ouvirmos o nome, quase imaginamos a quem ele pertence? A mim, acontece-me amiúde...

      Eliminar
  3. Há quanto tempo, não sabia notícias nem de D. Yara nem da pequena Soraya que, espero, venha a ser Soraya "A grande" e que dê muito orgulho a sua mãe :)

    Boa noite, sô Xilre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, têm andado desaparecidas daqui, mas apenas por falta de eu ter tido notícias delas. Felizmente, Dona Yara reapareceu...

      Uma tarde feliz, nn

      Eliminar