27.9.24

Caderno

Esta noite também fiquei levantada, preparando alguns presentes para os meninos. Michele queria fazer-me companhia e eu disse: «Não, obrigada, podes ir dormir». Mas era porque, a seguir, eu tencionava escrever. Agora, por trás de qualquer coisa que eu faça ou diga, existe a sombra deste caderno. Nunca poderia acreditar que tudo o que me acontece ao longo do dia merecesse ser anotado. A minha vida sempre me pareceu meio insignificante, sem acontecimentos notáveis além do casamento e do nascimento das crianças. Mas desde que, por acaso, comecei a manter um diário, percebo que uma palavra, um tom, podem ser tão importantes, ou até mais, quanto os factos, que estamos habituados a considerar como tais. Aprender a compreender as pequenas coisas que acontecem todos os dias talvez seja aprender a compreender realmente o significado mais profunda da vida. Mas não sei se isso é bom, temo que não.

«O caderno proibido», Alba de Céspedes

2 comentários:

  1. O significado mais profundo da vida?!...

    Diz que são sete os palmos, abaixo do solo, a medir essa profundidade.















    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Ashes to ashes, funk to funky”, como o Major Tom?

      Eliminar