30.12.23

Avonde

Comecei ontem a despedir-me de dois mil e vinte e três, o que dará uma despedida de três dias. “Despedidas longas, entristecem-me tanto”, diz a canção. Relativamente a este ano, abra-se exceção. Tem de ser longa, para ficar bem encerrado. Dele, não queremos sequela, nem segunda temporada. Um dois mil e vinte e três já está avonde, diria Tia Rosa, essa pragmática, essa gastrónoma da língua portuguesa.

10 comentários:

  1. Ignoro quem seja Tia Rosa, mas ponha avonde nisso. Muito pouco dele eu quereria repetir. Portanto, e apesar da minha opinião não interessar, despeça-se em regra e com tudo que pertence.
    E que de 2024 possa dizer diferente, Xilre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tia Rosa tinha tanta mão para a cozinha como verbo para as histórias. Teria narrado, se por ainda cá andasse, toda uma saga sobre o ano que agora se encerrou.

      Votos de um excelente 2024, bea, com boas escritas, melhores leituras e saúde para que ambas se possam fazer com gosto e qualidade.

      Eliminar
  2. Precisamos de um 2024 bom...
    Bom 2024, Xilre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos do melhor 2024 possível...

      Feliz 2024, Tétisq

      Eliminar
  3. Boa noite, sô Xilre.
    Já uma vez lhe perguntei se era nortenho, respondeu -me que não, todavia, usa vocábulos que nunca ouvi noutros pontos por onde passei (avonde) = abundante, traduziria minha avó nortenha do Porto, com raízes no Alto Minho. Por tudo isto, e muito mais, é realmente, um gosto lê-lo.
    Feliz Ano Novo
    e não nos prive dos seus escritos em 2024
    Se me permite, deixo-lhe um abraço
    noname

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, nn, e um abraço retribuído.

      Votos de um 2024 repleto de bons momentos e saúde para que possam ser usufruídos em pleno.

      Eliminar
  4. 2023, ano cheio de arestas e de sombras. De facto, anos assim queremos que passem ao largo. Que 2024 seja mais ameno, mais afável. Gostaria que as palavras tivessem a forma de um abraço para lhe desejar tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes últimos anos, especialmente desde 2020, parecem saídos da pena arrepiante de Stephen King. Para 2024 desejo, UJM, que nunca lhe falte a poesia, a arte, a alegria, a saúde e o bom-humor. Um abraço retribuído, por via de tais palavras.

      Eliminar
  5. Bom dia, bom ano! E que em 2024 continue a escrever, se possível mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara CC, votos retribuídos de um excelente ano de 2024, com saúde e muitos momentos de felicidade e descoberta. (Obrigado: quanto à escrita, farei os possíveis, assim a oportunidade e o engenho me ajudem.)

      Eliminar